Como eu era antes de você – Jojo Moyes

Sabe quando você lê a sinopse de um livro e fica superinteressada na leitura? Não foi esse o caso! Mas resolvi ler mesmo assim e fiquei feliz por ter me dado a chance de lê-lo. Como eu era antes de você não é mais um romance clichê desses de contos de fadas, é um livro emocionante, lindo de uma forma triste e muito realista.

IMG_9191

Will Traynor tem 35 anos, é CEO de uma empresa em Londres, ambicioso, rico e aventureiro. Mas sua vida muda quando sofre um acidente que o deixa tetraplégico.
Louisa Clark é uma jovem de 26 anos, sem ambições, que mora com os pais numa cidade pequena, trabalha num café há 6 anos e namora com Patrick há 7, com quem tem uma relação um tanto monótona. Após dois anos do acidente de Will, o café onde Lou – como é chamada – trabalha, fecha as portas e ela fica desempregada. Sem qualificações e sendo uma das principais provedoras de sua casa, Lou começa a trabalhar como cuidadora de um tetraplégico, que por acaso é Will.

No início, Lou odeia o emprego. Depois do acidente, Will se tornou uma pessoa amarga, hostil e mal-humorada, e parece descarregar nela toda a sua frustração. Ele se fechou em seu mundo, construiu um muro inalcançável onde nem mesmo sua família e seus amigos conseguem ter acesso. Como precisa do dinheiro pra ajudar nas despesas de casa, Lou se mantém firme no emprego mesmo com toda hostilidade de Will. Gradativamente, os dois vão se aproximando e construindo, dia após dia, uma relação de amizade que, por fim, se transforma em amor. Mas para desespero de Lou, ela descobre o plano suicida de Will, que deu aos pais um prazo de seis meses para se despedirem dele e, ao final desse prazo, ele irá dar fim à própria vida numa clínica de suicídio assistido chamada Dignitas, na Suíça. Lou fica arrasada e é aí que começa sua incessante jornada de tentar, de todas as formas, fazer Will desistir dessa ideia. Será que ela vai conseguir? Só lendo pra descobrir!

IMG_9205

O livro tem uma narrativa fluida e é narrado em primeira pessoa, na maior parte, por Louisa. Alguns capítulos são narrados por outros personagens, nos dando, assim, outros pontos de vista. Como eu era antes de você é um livro sensível, que nos mostra de uma forma um tanto realista as limitações, dificuldades e sofrimentos de uma pessoa tetraplégica. O livro também aborda um tema delicado que é o suicídio. Assim como Lou, também fiquei arrasada e chocada ao descobrir o plano de Will. Mas à medida que a leitura vai avançando e vamos conhecendo a sua rotina e o que a tetraplegia lhe causou física e psicologicamente, sentimos empatia e começamos a compreender sua decisão, sem julgamentos. Mas não deixamos de torcer, em nenhum momento, pra que ele desista dessa ideia e se permita ser feliz.

A história é muito envolvente, há tempos eu não me sentia tão tocada e tão próxima de um personagem, terminei a leitura abraçada com o Kindle.

No mais, amei acompanhar essa história e ver como duas pessoas tão diferentes se transformaram mutuamente. Will despertou em Lou a vontade de ampliar seus horizontes para além da ‘caixinha’ na qual vivia. E Lou, com toda sua energia, tornou a vida de Will mais leve e mais alegre.

Adendo: Levada pela curiosidade, descobri que a Dignitas realmente existe. Fundada em 1998, promove a morte sem dor e sofrimento para pacientes terminais, com doenças físicas e mentais. Também encontrei depoimentos de brasileiros que se inscreveram na clínica e confesso, fiquei impressionada.

Como eu era antes de você é um livro que faz pensar.

Recomendo a leitura! 😉

6 comentários sobre “Como eu era antes de você – Jojo Moyes

  1. Clara Rocha disse:

    Eu conheço um pouco da história porque minha amiga, leu o livro e conversou comigo, mas confesso que é bem triste né ? Eu quero ler o livro, antes de ver o filme, para poder entender melhor da história, apesar de achar que o filme será bastante romantizado, e o livro me parece ser bem realista, afinal ela fala muito sobre as limitações né ? Agora que você fez a resenha, maravilhosa, eu realmente tenho que ler o livro!

    Curtido por 1 pessoa

    • Líley Carla disse:

      Confesso que se fosse pela sinopse eu nem teria lido. Mas como eu disse no post, ainda bem que li. O livro é lindo, de um jeito triste mas é. Triste porque a gente acompanha de forma detalhada a rotina de uma pessoa tetraplégica, suas limitações, dependência e sofrimento. Mas é bonito porque da relação profissional vemos crescer uma amizade verdadeira, isenta de pena e compaixão – Lou não vê o Will como um coitado –, e dessa amizade vemos surgir o amor, em sua versão mais pura. Enfim, leia! 🙂
      Quanto ao filme, só descobri dia desses, quando alguém compartilhou o trailer no facebook. Já tá na lista pra assistir, espero que não decepcione.
      Beijo, Clara!

      Curtir

  2. Juliana Lima disse:

    Também achei a mesma coisa Líley. Primeiro eu não queria ler porquê me disseram que quem lia só chorava rs, depois por achar que era exagero do povo e na verdade era clichê puro. Aí eu li rs…
    Livro lindo.
    Amei sua resenha .

    Beijos.
    Juliana.

    Se puder dar uma passadinha no meu blog novo e deixar a sua opinião agradeço 🙂
    http://www.fabulonica.com/

    Curtir

  3. femariaotoni disse:

    Seu blog é lindoooo
    E como amei ver que é fotografa, adoro fotografia, fico vendo imagens que me perco até…to amando tudooo
    Adorei o texto, fiquei curiosa sobre o livro.
    E, parabéeens
    Feliz Aniversario,
    Mais uma canceriana que conheço eheheheee
    Bjs

    Curtido por 1 pessoa

    • Líley Carla disse:

      Ah, que linda! Obrigada, Fernanda! Meu bloguinho tá meio abandonado, mas depois do seu comentário até me animei pra postar alguma coisa, nem que fosse sobre a chegada dos 30, hahaha.

      O livro é muito bom, acho que cê vai gostar. E muito obrigada pelas felicitações, adorei!

      Beijão

      Curtir

Deixe um comentário

