Sobre autoconhecimento: apenas uma reflexão

Conhece-te a ti mesmo, dizia Sócrates, que nos convida a olhar para dentro de nós mesmos na tentativa de desvendar os mistérios da alma e descobrir quem realmente somos. Gosto dessa frase. Ela sugere uma introspecção. E nesse processo de auto-observação abre-se uma via de acesso aos recônditos da alma que nos permite descobrir a verdade que se esconde dentro de nós. A verdade sem disfarce. Despir a alma significa revelar as imperfeições que as máscaras escondem. Somos seres imperfeitos à procura do aperfeiçoamento. Mas por que nos escondemos? Por medo de não sermos aceitos pelo outro? Ou por medo de não aceitarmos a nós mesmos? Descobertos não somos tão belos… E por que temos que nos mostrar fortes e inabaláveis o tempo todo? Por trás da armadura de ferro existe uma alma de vidro. Frágil. Sensível. Conhecer-se a si mesmo é uma procura constante, uma vez que hoje já não somos mais os mesmos de ontem. Quem se descobriu por inteiro? Eu sou um mistério pra mim, já dizia Clarice Lispector.

4 comentários sobre “Sobre autoconhecimento: apenas uma reflexão

  1. Erika Ruggio disse:

    De uns tempos pra cá essa questão tem tomado conta de mim. Quanto mais o tempo passa, mais forte é. E quanto mais eu percebo o quanto é difícil me revelar para mim mesma (quem dirá para os outros) percebo que mais eu me cobro. Mas como você bem colocou, é uma procura constante conhecer-se a si mesmo, e devemos sempre estar atento a isso, nos mínimos detalhes, nos nossos pensamentos e atitudes. Eu poderia divagar horas sobre isso, mas vou te poupar dos meus dramas e deixar apenas uma correção para o título: “Sobre autoconhecimento: apenas uma ÓTIMA reflexão”. Porque amei a postagem! Me fez lembrar de mim mesma, por isso vou continuar refletindo daqui por algum tempo. rs
    Um beijo!

    Curtido por 1 pessoa

  2. Líley Carla disse:

    A autoanálise nos leva ao autoconhecimento que nos leva a mudanças internas que refletem em mudanças externas. E mudar não é fácil… quando a mudança é de dentro pra fora pode ser um processo doloroso, no entanto, importante pra nossa evolução como pessoa. Às vezes, é preciso desconstruir para reconstruir uma versão melhor de quem somos. Amei seu cometário e fiquei feliz que você gostou do post. ❤
    Beijos

    Curtir

  3. Misa Palahniuk disse:

    Existe um livro chamado Kafka à beira-mar, é um livro que gosto muito e remete justamente a isso, autoconhecimento. Levei comigo que “o inferno são os outros” e nessa afirmação me perdi, foi quando percebi que o inferno é cada um de nós.
    “Tomar seriamente coisas que são loucas é um completo desperdício de tempo.”

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

